sábado, 7 de junho de 2014

#10 - Que time é esse? - Associação Atlética São Bento

O time de hoje, assim como o Candidomotense (time da semana passada), também é da região oeste do estado, seu nome lembra um time que conquistou o acesso para à Série A-1 do ano que vem e é da cidade onde outro clube também conseguiu voltar para a elite do Paulistão, suas cores são vermelho e branco, foi fundado no dia 28 de fevereiro de 1929, foi o primeiro time de futebol fundado na cidade e já teve o atual presidente da CBF (José Maria Marin) vestindo sua camisa. O time da vez é a Associação Atlética São Bento, da cidade de Marília/SP (439 km de distância da Capital).

História


No dia 28 de fevereiro de 1929, um grupo de destaque na vida social já em formação, resolveu incentivar a prática dos esportes, considerando que Bento de Abreu já havia reservado no seu loteamento um local para a praça de esportes. Assim, aconteceu uma reunião na casa do coronel Rodolfo Negreiros, para tratar da fundação de um grêmio esportivo, que recebeu o nome de Associação Atlética São Bento, adotando as cores branco e vermelho. Sob a Presidência do senhor Bento de Abreu reuniram-se, entre outros, os senhores Luiz Miranda, Paulo de Abreu Sampaio Vidal, coronel Manoel da Silva Siqueira, Hipólito Porto Neto, Christiano Altenfeld  Silva, Francisco Milreu, Durval de Menezes, Arthur Calheiros, Major  Elisiário Barbosa, Carlos de Morais Barros e, claro, o anfitrião Cel. Rodolfo Negreiros. Aprovada a criação do grêmio e futuro representante do futebol mariliense, foi eleita a primeira diretoria, assim formada: presidente, Arthur Calheiros; vice, coronel Marinho Rodrigues de Azevedo; 1º secretário, José de Almeida; 2º secretário, João Menezes; 1º tesoureiro, Francisco Milreu; 2º tesoureiro, José da Silva Nogueira Filho;

Dentro de pouco tempo, embora tenham surgido outras agremiações esportivas, o Sãobentão como ficou conhecido, se tornou o orgulho da cidade menina, pois de vitória em vitória foi granjeando cada vez mais a simpatia da população da nova cidade, trazendo a Marilia os mais afamados times de São Paulo e Rio de Janeiro, e até mesmo o Libertad, campeão paraguaio.

Em 1947, com muito esforço da diretoria presidida pelo senhor Antonio Lourenço, foi montado um time respeitável, ingressando no profissionalismo para disputar o 1º Campeonato dessa categoria, patrocinado pela Federação Paulista de Futebol.

Fizeram parte dessa diretoria, dentre outros, os senhores Atilio Gomes de Melo, Idreno Silvio Cavallari, Gregório Montolar, Sebasião Domingues, Sebastião Garcia Pereira, Luis Felipe de Melo Filho, José Bertonha e Rubens Dias do Amaral.

Esse time tinha Vani como técnico e era formado por Joãozinho, Salvador e Vicente; Abilio, Kafofo e Procópio; Echevarrieta, Ditinho, Renê, Rebolo e Fortaleza. Nesse tempo não tinha essa de 2-4-4. 2-5 ou outra variação inventada pelos técnicos atuais. Era defesa, meio campo e ataque.

Episódio interessante – a passagem de um atacante que chegou com a fama de artilheiro – Barroca – que andou marcando alguns gols, e tinha um torcedor especial que gritava da arquibancada “mais uno Barroca”. Era o patriarca da familia De Baptista, torcedor fanático do São Bento.

O São Bento encerrou suas atividades, depois de várias crises comuns aos clubes de futebol, em 1967, passando o uso das suas instalações e do Estádio em terreno doado pelo senhor Bento de Abreu Sampaio Vidal, ao Marilia Atlético Clube, que deu continuidade à tradição do futebol mariliense.

O time profissional foi reativado durante os anos 80, participando da terceira divisão em 1986 e 1987, e da quarta divisão em 1988, mas foi eliminado do campeonato pela própria FPF. Após isso, o clube não voltou mais ao futebol.

(Valeu ao Jogos Perdidos pela correção no texto).

Atualidade

O São Bento reativou suas categorias de base em 2012, para atletas sub-15 e 17. Esse ano, eles voltaram a disputar o campeonato municipal de Marília que tem do sub-9 até sub-17. Em relação ao profissional, o clube não se pronunciou sobre seu possível retorno, mas provavelmente ficará apenas com as bases. A TV TEM realizou uma matéria em 2012 sobre o São Bento de Marília, contando um pouco mais sobre sua história (Matéria aqui).

(Agradecimentos ao Matheus Dahsan pelas informações).

0 comentários:

Postar um comentário