quarta-feira, 18 de junho de 2014

#13 - Que time é esse? - Desportivo Brasil (Grupo verde)

O segundo time do grupo verde do especial de Copa do Mundo foi fundado no dia 19 de novembro de 2005, inicialmente suas cores eram verde e amarela, mas depois foi mudada para vermelho e branco por causa de sua parceria com o Manchester United, sua principal função é preparar jovens talentos para o futebol e possui uma das melhores estruturas entre os times do interior paulista. Me refiro ao Desportivo Brasil, da cidade de Porto Feliz/SP (120 km de distância da Capital).

História

O Grupo Traffic, que há mais de vinte anos atua no segmento de marketing esportivo, criou em 2005, um clube-empresa de futebol - o Desportivo Brasil. Com o objetivo de formar e preparar jovens talentos do futebol para atuação em clubes profissionais do Brasil e do exterior, a empresa oferece capacitação total a meninos de 13 a 20 anos. Este trabalho inclui treinamento técnico, aprimoramento físico, desenvolvimento educacional e psicológico para a formação de um jogador altamente qualificado e diferenciado.

"Com este trabalho vamos contribuir para a formação técnica e educacional de jovens atletas e oferecer condições para que eles se tornem diferenciados. Além disso, a capacitação destes meninos, de forma geral, dará a eles a oportunidade de um futuro mais promissor, ainda que não como um jogador profissional de futebol", afirma Felipe Lobo Faro, diretor de futebol do Grupo Traffic.

O Desportivo Brasil, fundado em 19/11/2005, faz parte de uma estratégia do Grupo Traffic que engloba mais dois projetos com focos independentes na área de futebol, mas que podem se complementar e apresentar grande sinergia. Além do novo clube, as outras iniciativas da empresa são a compra de uma franquia de um time de futebol profissional nos Estados Unidos, o Miami FC, e a parceria com o Estoril, de Portugal.

Além destas iniciativas, a Academia do Manchester United associou-se ao Desportivo Brasil para uma parceria no futebol que permite o intercâmbio de atletas de ambos os clubes, a oportunidade de experimentar novos métodos de treinamento e a disputa de partidas amistosas.

No profissional, o DB teve uma vida pequena: Apenas 5 participações na Segunda Divisão. Sua estreia foi em 2009, e foi nela onde o clube obteve sua melhor campanha em sua história no profissional: Alcançando a fase final daquele ano, mas caindo em um grupo bem difícil ao lado dos tradicionais Taubaté e Palestra e do outro time-empresa Red Bull.

Nos anos de 2010 e 2011, também foram de bom desempenho ao Desportivo Brasil: O time fez boas campanhas e alcançou até a 3ª fase do campeonato, ficando entre os melhores colocados mas não conseguindo chegar ao acesso.

Já nas temporadas de 2012 e 2013 houve um declínio total por parte do DB: No primeiro, já com um elenco mais fraco em relação aos outros anos, o Desportivo chegou até a 2ª fase do campeonato, em 2013, o clube de Porto Feliz realizou a pior campanha entre os 45 participantes do campeonato, somando apenas um ponto em oito jogos disputados, além de perder três pontos no TJD por escalação irregular.


Motivo da não-disputa

Como seu principal objetivo é a formação de jovens para o futebol, o Desportivo Brasil resolveu se afastar do futebol e voltar suas atividades para às atividades das categorias de base.

Atualidade

O Desportivo Brasil teve sua Academia de Futebol da Traffic, sub-sede da seleção de Honduras nessa Copa do Mundo, comprada por investidores chineses que ofereceram uma proposta irrecusável. Mas mesmo assim, o DB seguirá com suas atividades no sub-15 e 17 na Academia da Traffic por tempo indeterminado. Atualmente, o clube está disputando o sub-15 e 17 e o sub-20 disputou recentemente a Viareggio Cup, na Itália, mas não obteve uma boa participação. Talvez disputem o sub-20 da 2ª divisão nesse 2° semestre, mas não é certeza. Sobre o profissional, fica difícil saber quando o clube retornará novamente para disputar a Segunda Divisão.

0 comentários:

Postar um comentário