quarta-feira, 25 de junho de 2014

#15 - Que time é esse? - José Bonifácio Esporte Clube (Grupo verde)

O time de hoje foi fundado no dia 01 de fevereiro de 1961, suas cores são vermelho, preto e branco, seu mascote é uma serpente, carrega o nome de um epíteto de "Patriarca da Independência" por ter sido uma pessoa decisiva para a Independência do Brasil, seu único e último título foi a Série A-3 de 1972 e sua última campanha de destaque foi em 2012. Hoje falaremos do José Bonifácio Esporte Clube, da cidade de José Bonifácio/SP (497 km de distância da Capital).


História

O José Bonifácio Esporte Clube foi fundado no dia 01 de fevereiro de 1961, com a união de duas equipes da cidade: a Associação Esportiva José Bonifácio, que chegou a disputar o Campeonato Paulista da Terceira Divisão em 1957, e o América Futebol Clube, equipe amadora. O nome do clube foi dado como homenagem à cidade.

Mais de uma década se passou até que o clube se tornasse profissional, em 1972, quando se inscreveu no Campeonato Paulista da Segunda Divisão (Atual Série A-3), com o apoio da prefeitura e de atletas da cidade. No ano de estreia no cenário profissional, conseguiu conquistar o título, vencendo o Pirassununguense na final.

Nas duas décadas seguintes, o clube esteve sempre presente nos campeonatos organizados pela FPF. Entretanto, em 1998, a agremiação, com problemas financeiros, se licenciou das competições profissionais e esteve ausente até 2005. O José Bonifácio retornou em 2006 no Campeonato Paulista da Segunda Divisão (Quarta Divisão), que disputou também em 2007. No ano seguinte, o clube novamente não esteve no torneio, voltando a figurar entre os participantes na edição de 2009 e ficou ativo até o ano de 2013.


Em 2012, a Serpente do Vale, depois de um longo tempo, voltou a fazer uma boa campanha no Campeonato Paulista, chegando até a última fase do campeonato, estando em um grupo ao lado de Joseense (Atual São José dos Campos), São Vicente e José Bonifácio. O acesso não veio por questão de apenas 1 ponto a menos em relação ao Joseense (9 a 8).

Motivo da não-participação

O José Bonifácio acabou ficando de fora do campeonato devido não ter entregado os laudos do estádio a tempo, e a FPF, diferente de outros anos, resolveu não alterar mais a primeira lista de participantes que foi divulgada em seu site, sendo assim, apenas os 39 participantes que saíram na primeira lista oficial acabaram participando do campeonato, deixando clubes como o José Bonifácio de fora.

Atualidade

O José Bonifácio não está participando de nenhum campeonato da base organizado pela FPF no momento, talvez dispute o sub-20 da 2ª Divisão no 2° semestre. Sobre o profissional, provavelmente o JBEC volta ano que vem, mas precisa se organizar bem antes para que incidentes como esse não voltem a se repetir ao Zebão.

0 comentários:

Postar um comentário