sábado, 2 de agosto de 2014

#23 - Que time é esse? - Clube Atlético Ourinhense

O time de hoje também é da região oeste paulista, foi fundado no dia 05 de junho de 1919, suas cores são vermelho e branco, seus títulos são de campeonatos da cidade, participou apenas oito vezes do futebol profissional, seu maior rival era o Esporte Clube Operário e para muitas pessoas é considerado até hoje como o maior clube da cidade. Hoje vamos falar sobre o Clube Atlético Ourinhense, da cidade de Ourinhos/SP (375 km de distância da Capital).

História

No inicio do povoamento a pequena estação ferroviária era o marco divisor de duas áreas bastante distintas da povoação que se chamaria Ourinhos. Inicialmente foram abertas três ruas ao norte da estação – as atuais Av. Jacinto Sá que permitia o acesso à rodovia Raposo Tavares, a rua Amazonas e a rua Pará. Na parte sul abriu-se o caminho para o rio Paranapanema onde uma balsa permitia a travessia do rio e o conseqüente acesso ao estado do Paraná. Até 1910 já eram abertas mais duas ruas – as atuais ruas São Paulo e 9 de julho (antes, Minas Gerais).

Ainda na parte sul, um espaço utilizado pelos primeiros moradores como campo de futebol.

Ao redor desse espaço foram se fixando novos imigrantes e a própria elite agrária da região. Até 1918 quando a povoação foi elevada a município, uma nova elite havia se formado. 


Data desconhecida (Foto: Caccelain)
Em 1919 essa nova elite formada nessa área fundava o Clube Atlético Ourinhense, liderada pelos Cury e pelos Ferrari. O salão foi instalado inicialmente em um barracão dos Ferrari na av. Jacinto Sá e depois no antigo caminho do Paraná. No inicio não era um clube fundado para a prática do futebol considerado já um esporte muito popular. Os membros estavam preocupados em estabelecer um local apropriado para suas reuniões, seus saraus, seus bailes (bastante elitista, por sinal), seus jogos de salão. O basquete, o vôlei, o tênis e a natação eram bem vistos e o clube chegou a ter uma excelente equipe de basquete.

O futebol, no entanto parecia estar no sangue dos Cury e logo também se formava uma equipe na qual os principais jogadores eram membros dessa nova elite formada na cidade. Entre os jogadores podemos citar as figuras de Alberto Braz, Esperidião Cury, Hermínio Vidal, Santo Perino, Daniel Leirião,Mario Cury, Bento Perino e até o cabo Arlindo Gomes. O time foi eleito em 1937 como o clube mais popular da cidade numa enquete do jornal A Voz do Povo. Daniel Leirião, por sua vez, foi eleito o jogador mais popular. Por essa época o futebol já era um esporte bastante popular.

Em terrenos adquiridos pelo Cury e Ferrari ao lado da estrada que levava até as terras de Benicio do Espírito Santo, ao norte, construíram um campo de futebol, bem ao lado do campo construido pelo seu maior rival, o Esporte Clube Operário fundado já em 16 de junho de 1920. O campo do operário aliás já era um campo de futebol do extinto Aurora FC. adquirido em 1933 por influencia do CA Ourinhense. Bem administrando o novo clube, logo os Cury comprariam da família Mano uma extensa área de terra bem na nascente de um riacho e ali construiriam um centro social e esportivo com piscinas, salão social e um estádio de futebol.


Estádio do Ourinhense e Área social (Foto: Caccelain)
Em 1942, pela primeira vez, a recém criada Federação Paulista de Futebol realiza um campeonato amador a nível estadual e lá está o Clube Atlético Ourinhense a participar como integrante da 14 ª região. Vencedor na região acabou sendo desclassificado logo em seguida pela associação Ferroviária de Botucatu. Perdeu por 4 a 1 no dia 04 de outubro.

Em 1949, o Ourinhense não consegue a classificação para a disputa do regional. Em 1950 e 1951 torna-se o campeão da cidade e da 14ª região.


Nos anos de 1942, 1943, 1948, 1950 e 1951, o CAO foi campeão do Município.

Sala de troféus do CAO (Foto: Jogos Perdidos)
Em 1952, participa do campeonato da divisão de acesso. Terminou na 4ª colocação da Segunda Região.

A partir de 1959, já existe uma Liga Ourinhense de Futebol responsável em apurar o campeão da cidade para a disputa do regional e o Ourinhense perde na final para o recém surgido Sociedade Esportiva Palmeira. Em 1961, 62, 63, 64, 65 e 1966 disputa a terceira divisão (havia uma divisão intermediária entre a segunda e a primeira divisão, daí, a terceira divisão).

Até os dias atuais ainda existe um time disputando o campeonato da cidade. Após a morte de Carlos Cury, no entanto, o clube foi se popularizando cada vez mais e a direção do clube passou para outras mãos e ao que sabe também já envolvido em dívidas, principalmente as trabalhistas, o que indica que vem sendo mal administrado.


Faixada do estádio (Foto: Jogos Perdidos)
 Em 1990 e 2002, o Ourinhense sagrou-se campeão da Liga Ourinhense de Futebol, e em 2004 e 2005 se sagrou bi-campeão regional de forma invicta. No último utilizando jogadores jovens da cidade.

Time campeão regional (Foto: Jogos Perdidos)
Atualidade

Atualmente, o clube segue ativo na área social e com as categorias de base. Recentemente, o clube quase teve suas dependências leiloadas, mas a diretoria do CAO e alguns colaboradores evitaram com que o clube acabasse. Sobre o profissional, não está descartada essa possibilidade, mas para que ela aconteça, é necessária uma parceria que ajude o Ourinhense a voltar aos gramados.

0 comentários:

Postar um comentário