sábado, 27 de setembro de 2014

#31 - Que time é esse? - Andradina Futebol Clube

O time de hoje foi fundado no dia 28 de maio de 1963, iniciou sua história com as cores vermelha e branca, mas anos depois trocou para o azul e branco, seu escudo lembra um time muito tradicional no Rio de Janeiro, foi campeão da Quarta Divisão de 1965, seu mascote é um foguete e sua última aparição no profissional foi na extinta Série B-3 de 2001. Hoje vamos falar do Andradina Futebol Clube, da cidade de Andradina/SP (629 km de distância da Capital).

História

O Andradina Futebol Clube fundado no dia 28 de maio de 1963, mandava seus jogos no Estádio Evandro Brembatti Calvoso, com capacidade à época, para 8000 expectadores. O Andradina F.C nasceu vermelho, com o escudo semelhante ao do América do Rio de Janeiro. Depois, adotou o azul, tendo ostentado as duas cores em seu uniforme até a sua extinção.

O clube, também ficou conhecido como “O Foguete da Noroeste”, tendo participado de 23 campeonatos em todas as divisões de acesso entre os anos de 1964 até 2001. Em 1964 e 1965 (ano em que se sagrou campeão paulista) o clube disputou a Quarta Divisão Paulista. Em 1966, a equipe participou da Terceirona. De 1967 a 1977, pulando somente 1969, o clube participou da Segunda Divisão Paulista (a então Série A2), de forma consecutiva foram dez no total. No ano de 1978, o Andradina F.C disputou a Terceira Divisão Paulista, mas acabou desistindo da competição.

Após um longo período de ausência dos campeonatos de acesso o clube retornou em 1990, na administração municipal do então prefeito Mauro Brito, sob a presidência do empresário Luiz Antonio Públio, quando o “Foguete da Noroeste” esteve alternando entre a Terceira, Quarta e Quinta divisões de acesso do paulistão, encerrando suas participações em 2001 na Sexta divisão.


Elenco que disputou a Série B-2 em 2000 (Folha da Região)
Atualidade

Prefeito Jamil Ono (FPF)
No ano passado, o prefeito Jamil Ono (PT) e o secretário de Governo, Manoel Messias, estiveram na sede da Federação Paulista de Futebol debatendo sobre a possibilidade de reativar o Andradina FC. O Estádio Evandro Brembatti Calvoso, conhecido como "Príncipe da Noroeste", está recebendo um investimento de mais de meio milhão de reais a partir do convênio entre o município e o Ministério do Esporte e voltará a ser o principal estádio num raio de 100 quilômetros.

Arquibancadas do Príncipe da Noroeste (Jogos Perdidos)
Faixada do estádio (Jogos Perdidos)
O que dificulta a volta do clube ao profissional são as dívidas acumuladas no decorrer dos anos, por esse motivo fez com que o Foguete da Noroeste fosse desfiliado da FPF em 2008. Ficamos felizes em saber que o clube tem intenções de retornar ao futebol profissional. O Portal da Segundona Paulista torce pelo retorno do Andradina aos gramados.

4 comentários:

  1. Parabéns pela matéria. Andradina minha terra natal (só nascí lá) Mas carrego-a na paixão pelo futebol.

    ResponderExcluir
  2. Bom ver fotos deste estádio, joguei em Andradina duas vezes em 2008 pela Copa Dracena

    ResponderExcluir
  3. joguei diversas vezes, pelo atletico, tropical onde fomos campeões amador invicto 1977, hoje sinto saudade, e nossa seleção amadora dirigida pelo capu 50 jogos invicto. época boa do futebol. mauro vitor ribeiro maurinho, meio de campos e atacante goleador,

    ResponderExcluir
  4. Nossa tenho saudades deste estádio disputei vários campeonato pelo Pedreira, Café Paes Leme (juvenil) mas ainda tenho sonho de arrumar patrocinador para este time com patrocínio da prefeitura municipal , arruma o patrocinador para as camisas que tenho site custa 50 reais , se o patrocinador bancar e escreve o nome , vamos vender a 100 reais cada torcedor arrecadamos 800 mil , e que o federação quer para inscrever time , os demais a prefeitura tem bancar , alimentação , ônibus e estádia para jogadores de fora no caso 5 apenas os demais da cidade , vamos trabalhar esta ideia gente , abraços Ramos advogado moro hj em três lagoas ms 067 96466134 , vamos trabalhar esta idéia

    ResponderExcluir