sábado, 25 de outubro de 2014

#34 - Que time é esse? - Estrada de Ferro Sorocabana Futebol Clube

O time de hoje é da cidade de Sorocaba, fundado em 25 de novembro de 1930, suas cores são vermelho, preto e branco, já foi campeão da Terceira Divisão nos anos 60, seu estádio possui capacidade para jogar a Segundona do Paulista, e no início dos anos 90 ele se fundiu com outros dois times, originando no futebol um dos maiores times da cidade, inclusive, recentemente esteve na Série A1 do Paulista. Hoje vamos falar a história do Estrada de Ferro Sorocabana Futebol Clube da cidade de Sorocaba/SP (102km de distância da Capital).

História


O Estrada de Ferro Sorocabana Futebol Clube é uma agremiação da cidade de Sorocaba (SP). O clube foi Fundado no dia 25 de Novembro de 1930, por ferroviários da Estrada de Ferro Sorocabana, suas cores são vermelha, preta e branca.


Seu uniforme principal é composto de camisa branca com gola vermelha, calção preto. A sua Sede fica localizado na Rua Alves Mota, s/n – Centro de Sorocaba. O clube possui Estádio próprio: Dr. Rui Costa Rodrigues com capacidade para 6 mil pessoas.


O Estrada de Ferro Sorocabana F.C. teve nove participações no Campeonato Paulista, sendo sete vezes na Segunda Divisão (atual Série A2): 1959, 1962, 1963, 1964, 1965, 1966 e 1967; e outras duas participações na Terceira Divisão (atual A3): 1960 e 1961.


O momento mais marcante da história do Estrada de Ferro Sorocabana F.C. aconteceu em 1961, quando conquistou o título do Campeonato Paulista da  Terceira Divisão.
Na pedreira que foi a terceirona de 1961, o time ficou na primeira colocação da série Açucareira na primeira fase jogando contra Gran San João, Ipiranga de Jundiaí, Cerâmica de Mogi Guaçu, Itatiba, Usina São João, CA Ituano e Saltense. Na segunda fase, o Estrada enfrentou Inter de Limeira, Cerâmica de São Caetano do Sul, Estrela de Piquete e Bandeirantes de São Carlos. Mais uma vez a equipe ficou na liderança da chave e se classificou para a final.
Na decisão, novamente o Usina São João de Araras estava no caminho da vaga na segundona. Nos dois primeiros jogos da final, uma vitória (por 6 a 2, em 14 de janeiro de 1962) e uma derrota (por 1 a 2, em 21 de janeiro). A decisão foi para a "negra" no Estádio Nicolau Alayon na tarde de 28 de janeiro de 1962. A equipe do Estrada venceu por 3 a 2, com gols de Anacleto (2) e Esquerdinha e assim conquistou a sonhada vaga para a Segunda Divisão, local aonde o time permaneceu até 1967.


Uma das mais antigas equipes de Sorocaba, o Estrada foi a mais importante da cidade até a década de 1960. Com a quebra do setor ferroviário no estado, a agremiação sofreu com a falta de recursos e seu departamento de futebol profissional acabou por ser desativado.


Em 1993, o Estrada se fundiu aos clubes Atlético Barcelona e Atlético Sorocaba, dando origem à atual equipe de futebol do Clube Atlético Sorocaba. Atualmente, disputa somente as competições amadoras e não possui chances de voltar ao profissional. Possui também uma academia de dança e ioga.
Foto: Jogos Perdidos
O Estádio Doutor Rui Costa Rodrigues já foi palco dos jogos do Atlético Sorocaba em seus primeiros anos no profissional (1993 - 1995), os jogos sempre eram de casa cheia, mas depois o Atlético passou a mandar os jogos no Walter Ribeiro (CIC), e o público também diminuiu bastante.

O Jogos Perdidos fez uma matéria no estádio do Estrada de Ferro, para ver apenas clique aqui.

0 comentários:

Postar um comentário