sábado, 1 de novembro de 2014

#35 - Que time é esse? - Ginásio Pinhalense de Esportes Atléticos

O nosso penúltimo time possui as cores vermelha e branca, sua cidade fica na divisa do Estado de São Paulo com Minas Gerais, é dono de um dos estádios do interior apto para receber jogos da A1, fundado em 17 de julho de 1937, e possui uma polêmica em relação ao seu título da Série A-3 do mesmo ano, e no ano seguinte realizou boa campanha na intermediária, ficando perto da elite. Hoje vamos falar do Ginásio Pinhalense de Esportes Atléticos, da cidade de Espírito Santo do Pinhal/SP (191 km de distância da Capital).


História
 
O Ginásio Pinhalense de Esportes Atléticos é uma agremiação do município de Espírito Santo do Pinhal (SP). O clube foi Fundado no dia 17 de Julho de 1937. O time mandava os seus jogos no Estádio Municipal Fernando Costa com capacidade para 5 mil pessoas, após um tempo passou a mandar seus jogos no Estádio José Costa, com capacidade para 15 mil pessoas, ficando apto para receber jogos da Série A-1.

O clube debutou no futebol profissional em 1948, repetindo o feito em 1949 e 1950 para disputar a Divisão Intermediária (A-2). Em ambos os anos o clube realizou campanhas medianas, não conseguindo a classificação para a próxima fase. Depois de 25 anos de paralisação, retornou em 1976, na mesma Segunda Divisão. Teve mais de 15 participações no Campeonato Paulista de Futebol, a maioria na Segunda Divisão (atual A-2). 



Faixada do Estádio Fernando Costa (Facebook)
Em 1977, até então sua única participação Campeonato Paulista da Terceira Divisão (atual Série A-3), sagrou-se campeão*, seu único título, retornando à divisão de acesso. 


Estádio José Costa (As Mil Camisas)
Em 1978, o Ginásio Pinhalense enfrentava a Inter de Limeira em um jogo decisivo pela Segunda Divisão do Paulista, e no final do jogo saiu uma briga horrorosa com invasão de campo provocadas pelos torcedores da Inter que perdiam o jogo, pois com esse resultado o Leão da Paulista não subia para a Primeira Divisão. O GPEA foi punido pela FPF e a Inter de Limeira subiu, e oito anos depois se sagrou campeã paulista.

No novo século, o Diabo da Serra (como é chamado) não conseguiu obter bons resultados, alternando entre disputar e se licenciar. Último ano que realizou boa campanha foi em 2004, na extinta Série B-2 (Quinta divisão) onde o clube ficou muito próximo do acesso. Devido muitos problemas enfrentados por parcerias que não deram certas, em 2007 o clube se afastou do futebol, e não retornou até os dias de hoje. 


Elenco de 86 (Facebook)
* - Polêmica de 77

As informações são meio controversas. Consultando o pessoal de E.S. do Pinhal, afirmam que a equipe foi campeã após a vitória sobre o Pirassunguense por 3 a 1. Na realidade o jogo com o Amparo foi bem tumultuado e a FPF resolveu cancelar e remarcou para 25/02/78. Se o Pinhalense perde-se, o Radium ascenderia à Divisão Intermediária. O jogo foi 1 a 0 e o Pinhalense proclamado campeão (por ter mais pontos que o Linense - 12×10). Porém, o regulamento previa a acesso dos campeões de suas séries (Pinhalense e Linense). 
(Cacellain)

Atualidade

Pois bem, o Ginásio Pinhalense é uma incógnita. Voltou a ficar filiado à FPF no início do ano passado, parecia que o clube ia retornar para o futebol profissional, mas até o momento nada aconteceu. A única notícia desse período foi que estavam reformando a iluminação o Estádio José Costa, sobre o time não tivemos informações novas. Só nos resta torcer para que esse clube simpático resolva voltar para o profissional o mais breve possível.


Data desconhecida (Facebook)

3 comentários:

  1. "Ginásio Pinhalense, Ginásio Pinhalense, clube do meu coração", assim dizia o refrão do chamado "Diabo das Serras", clube que fazia a alegria das tardes de domingo e fez com que eu ficasse apaixonado pelo futebol.
    Me lembro de alguns jogos fantásticos do Ginásio, como uma derrota para o Sertãozinho (3x2) em que assisti na boca do túnel, na companhia do Cal Vuolo, atuação fantástica do ponta esquerda Álvaro. E outros tantos como fantásticas vitórias sobre o Amparo, com o mesmo Álvaro jogando no gol do glorioso Ginásio Pinhalense. VAI GINÁSIO !!!!!

    ResponderExcluir
  2. Um dos mais fantásticos times do Ginásio: Carlos, Zé Paulo, Wagner, Luizinho (cadela), Silvinho, Moacir Guaçu, Nei e Cruz, Lelo, Paulinho e Tião.

    ResponderExcluir
  3. Timaço....Fomos os campeões legítimos no jogo contra a Inter de Limeira, mas a invasão do gramado PREMEDITADA... e a consequente marcação de um novo jogo, acabou com as nossas aspirações....SALVE o G. P. E. A....da minha infância e juventude, de grandes homens e saudosa época!!

    ResponderExcluir