sábado, 15 de novembro de 2014

#36 - Que time é esse? - União dos Operários Futebol Clube

O último clube de 2014 foi fundado em 01 de maio de 1917 por trabalhadores, suas cores são azul e branco, é um dos mais antigos clubes de várzea existentes em São Paulo, teve uma passagem repentina no futebol profissional entre o final da década de 20 e início dos anos 30 e hoje é um clube social. O time de hoje é o União dos Operários Futebol Clube, da cidade de São Paulo/SP.

História

A data de fundação do União dos Operários Futebol Clube foi em 1º de Maio de 1917, mesma data de comemoração dos trabalhadores que construíram a cidade de São Paulo. Na época, clubes sociais beiravam as margens do então orgulhoso cartão posta da cidade, o Rio Tietê, onde surgiram muitos clubes de regatas, utilizando o rio para treinamentos e competições. Era comum pescar no Rio Tietê, onde os mais velhos ainda se lembram de passarem manhãs e tardes em uma pescaria abundante de peixes e com muitas brincadeiras ao longo de suas margens. O rio foi se transformando e sendo desviado para uma linha reta atual, na época o mesmo era em curvas, e a margem do rio era muito próxima a entrada do União dos Operários.

Escudo do União dos Operários (Rodrigo Colucci)
O clube teve uma passagem repentina no futebol profissional: Estreou em 1927 na terceira divisão, ficando de fora em 28, mas retornando em 29 para a mesma terceira divisão, ficando nela até 1931. Após isso, o UOFC alternou entre as divisões: Em 1932 jogou a segunda divisão, em 33 voltou para a terceira, em 34 voltou novamente para a segunda divisão, onde se despediu do futebol profissional.

Estádio (Rodrigo Colucci)
O União dos Operários Futebol Clube possui em suas dependências várias opções de lazer e esporte. Um clube familiar com Quadra Poliesportiva, Quadras de Futebol Society, Campo de Futebol, Quadra de Bocha, Quiosques, Academia, Churrasqueiras, Restaurante, Lanchonetes.

Salão (Rodrigo Colucci)
Atualmente, o clube está voltado para atividades sociais e com o departamento de futebol amador ativado. Não só futebol, mas também no UOFC temos realizações de festas. Sobre o profissional, quase impossível sua volta, ainda mais em uma cidade como São Paulo onde já possui seus holofotes definidos para apenas três clubes. 

Mais fotos do clube você encontra em nosso flickr clicando aqui.

(Agradeço o Rodrigo Colucci pelas fotos e pela sugestão de clube para encerrar a temporada do "Que time é esse?" de 2014. Ano que vem tem mais, pessoal!)

0 comentários:

Postar um comentário