sábado, 2 de maio de 2015

#37 - Que time é esse? - Associação Atlética República

O "Que time é esse?" está de volta! Depois de um tempo ausente, retomamos a série mais querida do Portal da Segundona! Estávamos com saudades de postarmos sobre os demais times que já tiveram sua história no profissional, mas hoje amarga a inatividade.

Para começar 2015, vamos falar de um clube fundado no dia 23 de janeiro de 1914, localizado no bairro da Aclimação, na Capital Paulista, disputou o campeonato paulista da 1ª divisão e chegou a conquistar o título da 3ª divisão, ainda na era amadora. Hoje o clube realiza amistosos com as demais categorias de base e sêniores em seu estádio. Vamos retomar a série falando da Associação Atlética República, da cidade de São Paulo/SP.

História

A Associação Atlética República fica no Bairro da Aclimação, fora fundada no dia 23/1/1914, onde começou como clube de Várzea. Em 1924, o clube foi campeão da 3a. Divisão (na época amadora). Em 1927, disputou a 1a. divisão. De 1928 a 1932, o clube disputou a Segunda Divisão e deixou de disputar as competições oficiais. Com isso, o clube se tornou até hoje uma referência na várzea da Aclimação, onde chegou a ganhar alguns títulos.

Em que pese o grande número de clubes de várzea da Capital Paulista inativos, pode-se considerar o República como um sobrevivente. Mesmo com toda a modernização, a diminuição dos campos de futebol e outros fatores, os jogadores continuam a se reunir todos os domingos para amistosos e lutando para que o clube seja preservado.

Jogo acontecendo no campo da Aclimação
 A AA República chegou a ser citada como clube extinto no almanaque da Federação e com um escudo totalmente diferente. Na edição de 2004, o escudo correto foi inserido e recentemente foi descoberto que o clube ainda existe.

O clube após muitos anos teve aceito o direito adquirido de usar o horário dos domingos pela manhã no campo do parque. Segundo conversas com os jogadores (que também fazem parte da diretoria), a meta a curto prazo é montar uma pequena sede, para guardar documentos, troféus e também haver um local para reuniões e confraternizações.

Camisa comemorativa ao centenário do clube
Hoje, o clube disputa amistosos todo domingo, no Campo do Parque da Aclimação, onde recentemente ganhou grama sintética. Ao final de cada jogo, os jogadores fazem uma confraternização no próprio parque.

Vale também citar que o clube tem um orgulho muito grande de ser mais antigo do que o Palmeiras. Conversando com alguns jogadores/dirigentes, eles tem citam esse fato com muito orgulho.

Desejamos que o República continue ativo e que conquiste cada vez mais espaço e que possa voltar a disputar competições no futuro!

Matéria, imagens e dados do nosso amigo Rodrigo Colucci e informações de seu amigo Jefferson.

Mais imagens você acompanha em nosso flickr.

0 comentários:

Postar um comentário