sábado, 23 de maio de 2015

#40 - Que time é esse? - Campinas Futebol Clube

O clube de hoje foi fundado no dia 1° de janeiro de 1998, suas cores são azul e amarelo, é conhecido como a "Águia da Mogiana", em sua história foi conhecido como "amarelão" por sempre começar um campeonato bem mas não conseguir obter o acesso no final, quando conseguiu seu sonhado acesso acabou sendo vendido em seguida por problemas financeiros. Hoje falaremos do Campinas Futebol Clube, da cidade de Campinas/SP (100km de distância da Capital).


História

O Campinas Futebol Clube foi fundado no dia 1° de janeiro de 1998, pelos ex-jogadores Careca e Edmar Bernardes dos Santos, este o último presidente da história do clube. O time mandava seus jogos no sensacional estádio Cerecamp, em Campinas/SP.

Sua primeira aparição no profissional foi logo no ano de sua fundação, na Série B2 (equivalente a quinta divisão). No início de sua história, a Águia da Mogiana teve que mandar seus jogos em Pedreira até 2003, onde foi recuperado e reformado o Cerecamp para voltar a receber jogos depois após a extinção do EC Mogiana no final dos anos 50.

O primeiro jogo no profissional ocorreu no dia 26 de abril, com derrota por 2 a 1 para o AD Guarujá, em Pedreira. Sua primeira vitória veio acontecer no dia 23 de maio de 1998 (coincidentemente, no mesmo dia da postagem dessa matéria), 2 a 1 sobre o Guaçuano, em Pedreira. Na 1ª fase, o Campinas foi bem e terminou na 3ª colocação no grupo 01, se classificando para os playoffs ao lado do Flamengo de Guarulhos. O Guapira foi o líder do grupo e simplesmente fez uma campanha excelente, de forma invicta, que seria coroada com o título mais pra frente.

Nos playoffs, o Campinas esteve ao lado de Flamengo de Guarulhos, EC Itapetininga e Sertãozinho. A Águia terminou na 3ª colocação com 5 pontos. Como só subia um, o Touro dos Canaviais se deu bem e conseguiu o acesso.

Em 1999 e 2000 o time repetiu as boas campanhas na 1ª fase, mas não conseguindo o acesso na fase seguinte. Esse fato fez com que o Campinas fosse conhecido por muitos como "amarelão", algo que viria a se repetir e muito nos anos seguintes.

Em 2001, o clube largou mão de disputar a Série B2 e resolveu ficar um ano fora do profissional, voltando no ano seguinte para jogar a Série B3. Em 2003, o Campinas, enfim, pôde jogar no Cerecamp.

No ano de 2004, o Campinas ficou muito perto de subir para a Série A3. O time precisava de um simples empate nos últimos dois jogos contra o Votuporanga (C) e Assisense (F). Mas a sorte não estava do lado da Águia. O clube perdeu de incríveis 6 a 1 para o virtual Votuporanga dentro de casa e foi derrotado em Assis por 4 a 2, ficando sem o acesso mesmo precisando de suas próprias forças. Os ascendentes foram o Itararé e Votuporanga na última temporada da Série B2.

Primavera 0 x 1 Campinas FC 2008 - Jogos Perdidos

Essa rotina veio se repetir nos anos seguintes, até o ano de 2008, onde a espera acabou, e o Campinas conseguiu o sonhado acesso para a Série A3 do Campeonato Paulista no dia 09 de novembro, após o empate em 0 a 0 com o "rival" Red Bull, no Cerecamp. Foram 10 anos de muita luta e chegando perto do acesso, mas em 2008 o sonho se tornou realidade.


Em sua primeira temporada na Série A3, o Campinas começou liderando com folga, mas acabou caindo de rendimento e nem para a 2ª fase se classificou, terminando na mediana 12ª colocação. Na Copa Paulista, o Campinas não foi bem e foi eliminado logo na 1ª fase, na vice-lanterna de seu grupo, com 12 pontos.

No começo de 2010, por problemas financeiros e políticos, o Campinas FC é transferido para Barueri e incorporado ao recém-fundado Sport Club Barueri.


Era Sport Club Barueri


Como Sport Club Barueri, o clube se salvou do rebaixamento na Série A3 de 2010 após vencer a Francana por 3 a 1, fora de casa. Na Copa Paulista do mesmo ano, o SCB fez uma bela campanha, chegando até as quartas-de-finais, sendo eliminado pelo seu "ex-rival" Red Bull.

Já em 2011, o clube não conseguiu nem chegar perto da campanha do ano passado e foi rebaixado para a Segunda Divisão do Paulista, sendo o lanterna do grupo 02 com 18 pontos.

SC Barueri 1 x 2 Taboão da Serra 2011 - Jogos Perdidos
Em 2012, o Barueri repetiu o desempenho na Segunda Divisão do Campinas FC: Uma campanha muito boa no decorrer na competição, chegando até a 4ª fase, mas não conseguindo o acesso.

Atualidade

O Sport Club Barueri está de fora do profissional desde 2013. O clube está a venda a partir de 700 mil reais. Já ouve rumores de sua possível volta a Campinas, mas nada foi concretizado. Vale lembrar que o Cerecamp voltou ao estado de abandono de antes, necessitando urgente de uma nova reforma para poder voltar a receber jogos.

0 comentários:

Postar um comentário