sábado, 6 de junho de 2015

#42 - Que time é esse? - Paulista Futebol Clube (Nhandeara)

Hoje estaremos iniciando nosso especial de meio de ano sobre uma determinada região do estado de São Paulo. Ano passado, falamos sobre alguns clubes da região de Bauru/Marília, esse ano a região escolhida foi a de São José do Rio Preto. Ao todo, serão oito postagens: quatro em junho e outras quatro em julho. Lembrando que sugestões dos leitores serão aceitas, desde que o clube seja da região de São José do Rio Preto. Demais pedidos serão atendidos apenas em agosto.

Só pra acrescentar: Todos tem a liberdade de sugerir algum clube para o Portal fazer matéria. Fiquem a vontade para pedir no comentário da postagem, facebook, seja qualquer outro meio.

Para começar, resolvemos escolher um clube fundado no dia 1° de julho de 1962, suas cores são vermelho, preto e branco, disputou ininteruptamente o profissional durante 12 anos, se estabelecendo na Série A3 durante 8 anos, já teve ajuda de grandes conhecidos no ramo político e esportivo, além de ter um grande apoio na própria cidade, mas que acabou com a mudança de prefeito. Hoje iremos contar mais sobre o Paulista Futebol Clube, da cidade de Nhandeara/SP (513km de distância da Capital).


História

O Paulista Futebol Clube foi um clube de futebol fundado no dia 1° de julho de 1962, na cidade de Nhandeara/SP, região de São José do Rio Preto. No início, era um clube juvenil, depois passou a disputar o campeonato amador do estado. Mandava seus jogos no campo do Nhandeara Esporte Club, até ser despejado do local. Chegou a mandar jogos até em Floreal, cidade vizinha de Nhandeara, até quando pôde.

Foi realizada uma campanha entre os diretores do clube para buscar ajuda entre os modadores da cidade a comprar um terreno e construir o próprio estádio. A inauguração do Estádio contou com presença dos veteranos da Sociedade Esportiva Palmeiras, posteriormente os times juniores de Corinthians e São Paulo também fizeram jogos lá. Foi adquirido também um terreno e construído um Clube de Campo.

O Paulista teve apoio do José Maria Marin, ex-presidente da CBF e FPF. Quando esteve no comando da FPF, ajudou o clube de Nhandeara a preparar o time para a disputa da Terceira Divisão do Campeonato Paulista. Outra pessoa que ajudou bastanta o PFC foi o vice-presidente do Brasil, Michel Temer. Além desses dois citados, o Paulista recebeu grande apoio por parte da prefeitura, que auxiliou em todos os anos que o clube esteve ativo. Tanto é que depois que esse apoio acabou, o time não voltou mais.


Paulista FC posado (Data desconhecida)
O Paulista disputou o profissional por 12 vezes, ingressando em 1978 na extinta Série B2 até 1989 na Série B1 de forma ininterruptamente. Em pouco mais de uma década no futebol, o clube não realizou nenhuma campanha que tivesse destaque. Em 78 e 79 disputou a Série B2 do Paulista. Em 1980, o Paulista entrou na Série A3, onde disputou até 87. Já em 88 e 89 o clube esteve na Série B1. Depois disso, não apareceu mais no profissional.

Atualidade

O clube foi desativado há pouco mais de seis anos por falta de apoio do prefeito e de empresas. O campo está sendo utilizado por escolinhas de futebol, mas que não ajudam o clube. Porém, a área social está tendo algumas reformas e será reativado em breve. Sua área envolve um salão de festa, minicampo, parque infantil, está sendo construída piscina, é um local bastante arborizado e conta com estacionamento coberto com árvores. Existem associados, mas não é paga nenhuma mensalidade até a reativação oficial, que deve acontecer no ano que vem.

0 comentários:

Postar um comentário