sábado, 13 de junho de 2015

#43 - Que time é esse? - Palestra Esporte Clube

Hoje vamos falar de um clube fundado no dia 15 de março de 1931, suas cores são verde e branco, nunca disputou o profissional, mas esteve ativo no amador e focado nas atividades sociais, é um dos clubes mais frequentados em sua cidade e hoje pode ter sua sede vendida para um grupo de investidores. Hoje é o dia do Palestra Esporte Clube, da cidade de São José do Rio Preto/SP (442km de distância da Capital).


História

O Palestra Esporte Clube surgiu na cidade de São José do Rio Preto/SP, em 15 de março de 1931, com o nome de Palestra Itália Futebol Clube, assim denominado por seu fundador, Bonfá Natale. Na época, Bonfá Natale contou com a ajuda de muitas pessoas, conseguindo um terreno às margens do Rio Preto, que lhe foi doado por Chaim José Elias, Pedro Alves e Joaquim Ferreira Julio. Aos poucos saneou a área e iniciou a construção do campo de futebol.

Em 1934 tornou seu sonho em realidade, construiu uma piscina olímpica que foi inaugurada no dia 11 de março. Com o funcionamento do campo de futebol e da piscina, vários esportes tiveram início, como o futebol amador em diversas categorias, com isso o clube foi crescendo e começou a entrar para a história da cidade tornando-se o Palestra Esporte Clube.

O clube nunca disputou o futebol profissional, mas esteve ativo por muito tempo no amador. Antes da fundação do América, em 1946, o Palestra fazia rivalidade com o Rio Preto EC. Mas o destino fez com que os dois tivessem trajetórias opostas: O Rio Preto se profissionalizou e virou um dos clubes mais tradicionais nas divisões de acesso, sendo um dos que mais disputou a Série A2 e jogando a A1 em 2008.

Já o Palestra, acabou permanecendo no amador, mais pra frente se dedicando às atividades sociais. Hoje, o clube possui um patrimônio estruturado para oferecer aos sócios todas as opções para a prática de esportes e lazer.


Sede do Palestra (Diário da Região)
A sede conta com 1 salão social com capacidade para 3 mil pessoas, 1 pátio com um amplo espaço para realização de feiras e workshop, 2 bares, 1 campo de futebol oficial onde realiza grandes competições, 1 mini-campo de futebol society, 2  ginásios de esportes que realizam grandes campeonatos internos e externos de basquete, vôlei, futsal, e outros, além de eventos em geral com capacidade para 5 mil pessoas, 1 ginásio de bocha estilo rafa e 1 sul-americano, além das salas de tênis de mesa, judô, karatê e taekwondo.

Atualidade

Recentemente, o Palestra recebeu uma proposta de 7,5 milhões de reais de um grupo de investidores para ser construído um shopping e um hotel no local, uma vez que o clube ficará ao lado da nova rodoviária na cidade. Caso a proposta seja aceita, pode ser que o Palestra venha desaparecer com sua sede social, ou buscar investir a grana que receber para sanar dívidas e buscar investir no esporte.

0 comentários:

Postar um comentário