sábado, 27 de junho de 2015

#45 - Que time é esse? - Clube Atlético Nevense

O time de hoje foi fundado no dia 30 de novembro de 1957, suas cores são vermelho e branco, seu escudo lembra o do Botafogo do Rio de Janeiro, disputou ao todo 31 vezes o futebol profissional, ficou marcado por ser um dos representantes no profissional defendendo uma cidade que possui menos de 10 mil habitantes, possui um título da Terceira Divisão e é conhecido como a Raposa da Araraquarense. Hoje vamos falar do Clube Atlético Nevense, da cidade de Neves Paulista/SP (469km de distância da Capital).


História

O clube Atlético Nevense foi fundado no dia 30 de novembro de 1957, na cidade de Neves Paulista, mesorregião de São José do Rio Preto. O clube também é conhecido como a Raposa da Araraquarense.

O mais curioso é sua cidade, pois Neves Paulista não possui nem 10 mil habitantes, mas sim em torno de 8.700, fazendo com que o CAN se tornasse um dos principais clubes a terem vida longa no futebol dentro de cidades pequenas (aquelas com menos de 100 mil habitantes).

Seu estádio é o Ignácio Vasques, com capacidade para 3 mil torcedores.

O CAN foi fundado em 1957, e logo no ano seguinte que ficou marcado pelo debute do clube no profissional, já conquistou o título de campeão paulita da Terceira Divisão, ganhando o direito de jogar a Segunda Divisão no ano seguinte. Na Segundona, o Nevense não fez uma boa campanha, e voltou para a Terceira Divisão no ano seguinte.

CA Nevense - Ano desconhecido (Terceiro Tempo)
Então, a Raposa ficou até 1966 disputando a Terceira Divisão. Em 67 e 68, o CAN deu uma pausa no futebol, voltando em 1969, na mesma divisão, por onde esteve até 1976. Com as mudanças nas divisões feitas pela FPF, o Nevense acabou sendo rebaixado para a recente Quarta Divisão do Paulista. O CAN jogou até 1979, quando a FPF voltou a mexer no formato das divisões, dando um fim temporário na divisão e promovendo os participantes para a Terceira Divisão.

Melhor para o Nevense, que ficou na Terceirona até 1987, quando nesse ano a FPF resolveu mexer mais uma vez nas divisões, rebaixando as equipes que não passassem para a fase seguinte do campeonato. A Raposa da Araraquarense voltou para a Quarta Divisão, onde deu seus últimos suspiros. O clube jogou pela última vez em 1990, na Quarta Divisão.

Apesar de estar há 25 anos longe do profissional, o Nevense ainda sustenta o rótulo de um clube de cidade pequena com um histórico guerreiro. Ainda tivemos casos recentes como o Atlético Monte Azul e Clube Atlético Penapolense, cidades com menos de 100 mil habitantes a estarem na elite paulista. Mas vamos concordar que um clube de uma cidade com apenas 10 mil habitantes colecionar 31 participações no profissional é algo realmente fora de série, não? Brincadeira seria a FPF mandar o clube reformar o estádio para 5 mil lugares.

Atualidade

O estádio ainda existe e é utilizado para esportes amadores. Recentemente, o clube reativou suas categorias de base para a disputa de torneios regionais há uns anos atrás, mas hoje não se sabe se ainda estão em atividades. Em Neves Paulista, o futsal está em alta, com isso, fica difícil qualquer pensamento de retorno da simpática Nevense.

0 comentários:

Postar um comentário