sábado, 4 de julho de 2015

#46 - Que time é esse? - Clube Atlético Jalesense

O clube de hoje foi fundado no dia 03 de janeiro de 1960, suas cores são vermelho e branco, seu mascote é um dragão, o clube ficou conhecido como o Dragão do Oeste, possui ao todo 29 participações entre as divisões de acesso, sendo seis na atual Série A2, e ostenta um título da Série B2 conquistado nas suas últimas participações no profissional. Hoje vamos falar do Clube Atlético Jalesense, da cidade de Jales/SP (586km de distância da Capital).

História

O Clube Atlético Jalesense é um clube de futebol da cidade de Jales, mesorregião de São José do Rio Preto, fundado no dia 03 de janeiro de 1960. Suas cores são vermelho e branco e seu mascote é um dragão. Também é conhecido como CAJ ou Dragão do Oeste.

Sua trajetória no profissional começou em 1963, na Quarta Divisão do Futebol Paulista, onde disputou até 1966, quando se classificou para jogar a Terceira Divisão e ficou nos dois anos seguintes, até pedir licença do profissional por questões financeiras. Houve um retorno repentino durante a década de 70, jogando a Terceira Divisão de 1971 e 1976.

O CAJ voltou a engrenar no profissional na Quinta Divisão (extinta B2) em 1979, onde na temporada seguinte foi promovido para a Terceira Divisão após reformulação das divisões pela FPF. Jogou a Terceira Divisão até 1983, quando conseguiu a vaga para disputar a Divisão Intermediária do Futebol Paulista (atual Série A2). O Dragão do Oeste disputou a divisão em 1984, 1985 e 1986. Em 87, o clube se afastou do profissional, retornando ano seguinte, para a disputa da Terceira Divisão.

Data desconhecida
Em 1991, o CAJ volta a jogar a Segunda Divisão, permanecendo até 1993. Após uma nova reformulação da FPF nas divisões, o Jalesense só voltou a retornar ao futebol em 2000, na Série B2. Quatro anos depois de sua volta, o clube chegaria ao seu auge, com a conquista da divisão após empatar em 1 a 1 com o Águas de Lindóia EC, dentro de casa. O título ficou marcado como o primeiro e até o momento único da história do clube e da cidade no futebol.

Equipe de 1990 (Marcelo Dieguez)
O Dragão do Oeste fez uma boa participação na Série B1 de 2004, mas ficando muito atrás na classificação da fase final, não conquistando o acesso para a Série A3. Em 2005 foi seu último suspiro no profissional, uma campanha ruim e eliminação logo na primeira fase da atual Segundona.

Atualidade

Em 2013, houve notícias da reativação das categorias de base do CAJ, que estavam disputando torneios na região, e pretendiam retornar também com o profissional. Mas até o momento não houve mais informações vindas de Jales, porém até temos ideias desse motivos que antecedem o retorno do Dragão (ou reforma no estádio, ou situação financeira, ou possivelmente os dois juntos). O que nos conforta é que o CAJ ainda existe, mas perspectiva para o profissional só o tempo nos dirá.

0 comentários:

Postar um comentário