sábado, 11 de julho de 2015

#47 - Que time é esse? - Uchoa Futebol Clube

O clube de hoje foi fundado no dia 03 de janeiro de 1940, suas cores são branco, preto e vermelho, seu uniforme e escudo são idênticos ao do São Paulo Futebol Clube, possui no total apenas seis participações no profissional, sendo uma delas que o fez ficar perto da Primeira Divisão do Paulista. Hoje vamos falar do Uchoa Futebol Clube, da cidade de Uchoa/SP (420km de distância da Capital).

História

O Uchoa Futebol Clube é um clube paulista fundado no dia 03 de janeiro de 1940, na cidade de Uchoa, região de São José do Rio Preto, São Paulo. Sua história no futebol paulista é curta, tendo apenas seis participações no futebol profissional, sendo quatro delas na atual Série A2 do Paulista.

Uchoa 1947 (Esporte em Uchoa)
Sua estreia no futebol ocorreu em 1948, na Segunda Divisão (atual A2). Sua estreia não foi nada boa: O clube não fez uma campanha boa e terminou como o lanterna da Série Branca, somando apenas 17 pontos. Na época, o Linense foi o campeão da Série Branca e prosseguiu no campeonato, perdendo a final e o acesso para o XV de Piracicaba, que foi o campeão.

Tricampeão da região (Esporte em Uchoa)
Já em 1949, o Uchoa se redimiu da temporada anterior, sendo o campeão da Série Ouro, somando 31 pontos. Com a bela campanha, o clube foi para a fase final ao lado dos demais campeões de suas séries (Batatais, Guarani e Linense), onde duelariam pelo acesso a primeira divisão. O Uchoa não conseguiu ir bem e acabou na lanterna com apenas um ponto. Na ocasião, Guarani e Batatais fizeram a final do certame, sendo campeão e ascendente o Bugre Campineiro.

Nas duas temporadas seguintes, o clube realizou campanhas medianas, não conseguindo se classificar para a fase seguinte, sempre ficando no meio da classificação.

Faixa chamativa para o jogo América x Uchoa (Esporte em Uchoa)
Após 1951, o Uchoa se afastou do profissional, retornando apenas em 1980 para jogar a Terceira Divisão. Em seguida, só retornou novamente em 1991, para disputar o seletivo (Quarta Divisão). Depois disso, o clube nunca mais retornou ao futebol profissional.

Atualidade

Hoje, o futebol profissional do Uchoa foi desativado, ou seja, dificilmente deverá retornar ao profissional algum dia. Porém, o clube segue ativo na área social e sua sede administrativa continua de pé e ativa no centro da cidade de Uchoa. As categorias de base seguem ativas, disputando torneios na região de São José do Rio Preto. Um alívio para quem pensou que o clube tivesse acabado de vez.

0 comentários:

Postar um comentário