sábado, 18 de julho de 2015

#48 - Que time é esse? - Bálsamo Futebol Clube

O time de hoje foi fundado em 1986, suas cores são vermelho e branco, se inscreveu para disputar o Campeonato Paulista do mesmo ano de sua fundação com outro nome, pois o clube precisava ser ligado a outra equipe, e essa ficou marcado como sua única aparição no futebol profissional. Hoje vamos falar do Balsamo Futebol Clube (ou Grêmio Recreativo e Esportivo Balsamense), da cidade de Bálsamo/SP (464km de distância da Capital).

História

Registrada como Grêmio Recreativo e Esportivo Balsamense (GREB), o time que disputou a Terceirona Paulista em 1986 se chamava, na verdade Balsamo Futebol Clube. A explicação é que, para se inscrever no campeonato de acesso, a equipe precisava ser ligada a algum clube.

Então, o time era mantido pela prefeitura da cidade e utilizava o GRE Balsamense, clube social, para regularizar sua inscrição, junto a Federação Paulista de Futebol (FPF).

O Balsamo Futebol Clube ou GRE Balsamense, foi fundado em 1986, mesmo ano que disputou a Terceira Divisão Paulista, e é um clube da cidade de Bálsamo, região de São José do Rio Preto, interior do Estado de São Paulo.

Em 1968, se deu a construção do Estádio Municipal, que atualmente tem a nomeação de Manoel Francisco Ferreira. Com sua arquibancada de concreto armado e cobertura de alumínio, o estádio foi, na época, considerado um dos melhores da região. Em 1988, inauguração do Ginásio de Esportes Benedito José dos Reis (quadra coberta).

No campeonato de 1986, o Balsamense terminou a competição em 9º lugar do grupo marrom, que tinha as equipes do Olímpia, Guairense, SOREA Auriflama, União Potirendaba, Paulista de Nhanbera, Riolândia, Nevense, Buritama e Monte Aprazível. O clube venceu quatro jogos, empatou três e perdeu onze. Suas vitórias foram contra Monte Aprazível (considerado 1x0 por conta da escalação de jogadores irregulares no GEMA), Buritama (2x1), SOREA (1x0) e União de Potirendaba (3x0). Suas piores derrotas foram para Riolândia (0x5), Guairense e Monte Aprazível (ambas por 0x4).

Em 2006, a equipe de futebol balsamense realizou um jogo amistoso, no estádio Municipal Manoel Francisco Ferreira, em comemoração ao aniversário o adversário foi o time de juniores do América FC de Rio Preto.

Em 2007, O Bálsamo Futebol Clube venceu, no estádio Municipal de Monte Aprazível, por 1 a 0, a equipe do São Paulo FC, da cidade de Poloni, pela segunda fase da 13ª edição da Copa Maciel de Futebol Amador. Com esta vitória, a equipe balsamense ficou entre as 16 melhores, das 64 que se inscreveram nesta edição da Copa Maciel de Futebol Amador.

Atualidade

Há indícios de que o clube ainda segue ativo no esporte amador da região. Infelizmente, para retornar o profissional é quase impossível, principalmente na questão de estar em uma cidade com aproximadamente 8 mil habitantes. Seu estádio segue sendo utilizado para jogos amistosos e em campeonatos amadores regionais.

0 comentários:

Postar um comentário