domingo, 26 de julho de 2015

#49 - Que time é esse? - Associação Atlética Votuporanguense

O último clube do nosso especial regional de 2015, vamos falar de um clube fundado no dia 23 de dezembro de 1956, suas cores são preto e branco, ao todo teve 36 participações no futebol profissional, sendo 29 delas na atual Série A2, foi campeão da atual Segunda Divisão de 1960 e da Série A3 de 1978, e infelizmente teve que fechar as portas no começo do século, mas por outro lado, o clube voltou ao profissional, mas de outra forma. Hoje vamos falar da Associação Atlética Votuporanguense, da cidade de Votuporanga/SP (522km de distância).

História

A Associação Atlética Votuporanguense foi um clube paulista fundado em 23 de dezembro de 1956, na cidade de Votuporanga, região de São José do Rio Preto/SP. Sua primeira aparição no futebol profissional foi em 1960, na Quarta Divisão (atual Segunda Divisão). Justamente em seu ano de estreia no futebol, o clube se consagrou campeão.

AAV de 1960 (Torcida Tura)

Em 1961, a Alvinegra jogou a Segunda Divisão do futebol paulista, disputando a mesma ininterruptamente até 1967. No ano seguinte, o clube não jogou nenhuma competição, mas retornou em 1969 na mesma divisão. 1970, mais uma vez, o clube ficou de fora, voltando apenas no ano seguinte. A Votuporanguense jogou até 1976. Em 1977 e 1978 disputou a Terceira Divisão Paulista, sendo que na segunda participação se sagrou campeã da divisão.

AAV de 1973 (Torcida Tura)

Novamente na Segunda Divisão, a AAV esteve disputando até 1993, quando caiu para a Terceira Divisão. Porém, como houve a reformulação nas divisões do futebol paulista no ano seguinte, a Alvinegra acabou caindo para a Série B1 (quarta divisão), onde esteve até 1996. Em uma crise financeira, o clube só retornou em 2000 para disputar a extinta Série B2 (quinta divisão), após isso nunca mais voltando para o profissional, fechando as portas por definitivo.

AAV de 1985 (Torcida Tura)

Hoje a atualidade todos que acompanham o futebol do interior sabem: Tivemos a SEV fundada um ano depois do fechamento da Alvinegra, conquistando o acesso para a Série A3 em 2004, mas se mudando em 2006 para a cidade de Hortolândia devido a falta de apoio e por ter sido comprado por um empresário da cidade. Em 2009, foi fundado o Clube Atlético Votuporanguense, clube novo mas com traços da antiga Alvinegra, muito reconhecido e querido até pelos torcedores mais antigos. Em 2016, 23 anos depois, Votuporanga participará da Segunda Divisão Paulista (atual Série A2), só que dessa vez com o CAV. Além do clube "substituto", o Estádio Plínio Marin, palco de jogos históricos da Votuporanguense, foi demolido para ser construído um conjunto de apartamentos. Agora, o clube terá uma arena multiuso localizada ao lado da rodoviária da cidade. Novos ares são assoprados para o futebol em Votuporanga, e o torcedor faz a festa!

Para quem nunca viu, está ai o documentário que foi lançado na época do surgimento do CAV no futebol profissional. Nele é falado um pouco mais sobre a história da AAV contado por torcedores, ex-jogadores e locutores da época:

0 comentários:

Postar um comentário