sábado, 1 de agosto de 2015

#50 - Que time é esse? - Itaquaquecetuba Atlético Clube

Hoje vamos falar de um clube fundado no dia 25 de novembro de 1980, suas cores são vermelho, preto e branco, teve uma época que chegou a usar o azul no lugar do preto, mas a mudança não foi bem aprovada, teve 12 aparições no profissional, mas nenhuma com uma campanha de destaque e já teve um dos principais jogadores da história da seleção brasileira vestindo sua camisa. O 50° clube da nossa série falará do Itaquaquecetuba Atlético Clube, da cidade de Itaquaquecetuba/SP (42km de distância da Capital).

História

O Itaquaquecetuba Atlético Clube é um clube fundado no dia 25 de novembro de 1980, na cidade de Itaquaquecetuba. Sua estreia no profissional ocorreu em 1986, na "inchada" Terceira Divisão daquele ano. Sua estreia no profissional ocorreu no dia 27 de julho, com derrota para o Guapira por 2 a 0, em casa. A primeira vitória viria no jogo seguinte, com um 3 a 0 sobre o Paulistano de Jundiaí, fora de casa. O clube também esteve na divisão em 1987.

Em 1988 e 89 esteve disputando a Quarta Divisão do Paulista. No ano seguinte não disputou o profissional, voltando em 91 para  jogar o seletivo. Sem a realização da Quarta Divisão nas temporadas seguintes, o IAC jogou a Terceirona em 92 e 93. Após isso, o clube atuou de 1995 a 2000 (exceto 1997) na Quinta Divisão (Série B2). Após isso, o time não voltou mais ao profissional.

Fica aqui duas curiosidades:

A primeira envolve o craque Cafu, que já chegou a vestir a camisa do IAC. Isso mesmo que você leu: Cafu jogando pelo Itaquaquecetuba! Esse fato aconteceu entre 86 e 87, quando o jogador vestiu a camisa do clube para disputar a Terceira Divisão na época, ao lado do zagueiro Gilmar. Ambos fariam sucesso com a camisa do São Paulo pouco tempo depois. No blog Histórias de Itaquaquecetuba, encontramos um relato do craque Cafu: "Do Nacional eu fui para o Itaquaquecetuba, time da terceira divisão, e por incrível que pareça foi um dos times em que eu mais gostei de jogar, claro que depois do São Paulo. Era um time onde só tinha jogador simples, humildes, que não tinham nem condições para pagar uma condução, o ônibus ou o próprio trem, e a gente descia muito pelo lado do trem, passava por baixo da catraca do ônibus porque não tínhamos dinheiro para treinar. E fizemos uma amizade muito boa de pessoas que são na maior parte simples, iguais a mim."

A segunda curiosidade fica por conta dessa reportagem da revista Placar em 1999, comparando o jogo Itaquaquecetuba 2 x 1 Elosport, da Série B2, com o clássico Corinthians 1 x 4 Palmeiras, pelo Campeonato Brasileiro. Abaixo segue as páginas que trata do seguinte assunto:

Clique na imagem para ampliar

Clique na imagem para ampliar

Clique na imagem para ampliar
Atualidade

Há rumores que o clube está se preparando para retornar ao futebol profissional em breve. A Secretaria de Esportes de Itaquaquecetuba afirma que estão sendo realizadas reformas no Estádio Ildeu Silva Carmo. Além disso, estiveram na cidade o presidente do Conselho Fiscal da FPF e o representante da CBF para discutir a ideia de reativação do IAC. A principal ideia com a volta do clube é investir no trabalho na base e no profissional com os garotos da cidade. Torcemos para que essa notícia se confirme, e o clube volte a jogar novamente.

0 comentários:

Postar um comentário