sábado, 8 de agosto de 2015

#51 - Que time é esse? - Força Esporte Clube

O clube de hoje foi fundado no dia 16 de maio de 2001, suas cores são laranja, preto e branco, sua fundação se deu ao resultado positivo de um projeto que envolveu a ligação de crianças e adolescentes ao esporte, costumava ser um clube "chato" de ser enfrentado na Segundona, mas não teve o mesmo sucesso na Série A3, além de ter sofrido um rebaixamento um pouco curioso. Hoje é o dia de falar do Força Esporte Clube, da cidade de São Paulo/SP.

Escudo repaginado pelo nosso parceiro escudosweb. Visite o site. Recomendamos!
História

O Força Esporte Clube foi um clube fundado no dia 16 de maio de 2001, com sede em São Paulo, mas já mandou seus jogos em Caieiras, Mogi das Cruzes e Osasco. O clube foi o resultado de um projeto criado pela Força Sindical em incentivar crianças e adolescentes em envolvê-los no esporte. Como o desempenho foi positivo, isso motivou a fundação de um clube profissional que caregasse o escudo e as cores da Força Sindical.

Nos dois primeiros anos, o Força disputou campeonatos de categorias de base. Em 2002, ficou em terceiro lugar entre 50 equipes que participaram do Campeonato Paulista Sub-20. Animado com a campanha, o Força se inscreveu para a disputa da Série B-3 do ano seguinte (extinta Sexta Divisão).

Logo no seu primeiro ano no profissional, o Força se sagrou campeão da Série B-3. Em 2004, fez uma boa campanha na 1ª fase, mas foi eliminado logo na 2ª fase da Série B-2. Com as mudanças realizadas pela FPF, o Força passou a disputar a Quarta Divisão (atual Segunda Divisão) em 2005.

Na Segundona, o Força costumava fazer boas participações. No primeiro ano, o clube chegou até a 2ª fase. Em 2006, o Força ficou muito perto do acesso, chegando até a fase final, mas caindo em um grupo com Linense, Catanduvense e Campinas FC. Em 2007, enfim, o Força conquistou o acesso inédito para a Série A-3 do Paulista. Apesar da derrota por 1 a 0 para o Lemense, na última rodada, o FEC conseguiu subir por causa da vantagem no saldo de gols.

Elenco que subiu em 2007 para a Série A-3 (Jogos Perdidos)
Na Terceira Divisão Estadual, o Força não conseguiu repetir o mesmo desempenho que teve na Segunda Divisão, e em 2008 e 2009 o clube conseguiu apenas uma 16ª colocação, escapando por muito pouco do rebaixamento. Em 2010, o Força começou o campeonato muito mal, com dois pontos nos primeiros sete jogos. Os sete jogos seguintes, o clube esboçou uma reação, saindo da lanterna e encostando no G8 da Série A-3. Mas em seguida, houve uma queda no desempenho, porém chegando na última rodada na 13ª colocação com poucas chances de rebaixamento. Mas quando é para dar errado, acontece de tudo. Todos seus concorrentes direto na fuga pelo Z4 ganharam, e o Força perdeu seu jogo para a Portuguesa Santista por 1 a 0, o que selou o rebaixamento surpreendente do clube para a Segundona.

18ª Rodada | 19ª Rodada - Série A3 2010

Atualidade

Desde que foi rebaixado, em 2010, o clube não voltou mais ao profissional. Mas segue ativo no futebol amador, na categoria sênior, participando de campeonatos e de eventos festivos. A respeito do profissional, foi cogitado um possível retorno do FEC nesse ano, onde o clube mandaria seus jogos em Barueri, mas como vimos, não deu em nada. Fica nossa expectativa para que ano que vem tudo dê certo e seja mais um novo integrante em nossa Brava Segundona em 2016.

Força EC em 2014

0 comentários:

Postar um comentário