sábado, 22 de agosto de 2015

#52 - Que time é esse? - Clube Desportivo Embu

Com a última rodada da 1ª fase, acabamos não fazendo o "Que time é esse?" no sábado passado, mas estaremos compensando essa data, junto com os outros dois sábados que iniciaram a Segundona e não atualizamos nossa série.

Enfim, hoje vamos falar de um clube fundado em 1985, suas cores são verde e branco, jogou apenas uma vez o futebol profissional e nunca mais retornou, sua cidade já teve clube de futebol recentemente, mas que acabou se mudando por problemas com o estádio. Hoje vamos falar do Clube Desportivo Embu, da cidade de Embu das Artes/SP (34km de distância da Capital).

Escudo repaginado pelo nosso parceiro escudosweb. Visite o site. Recomendamos!
História

O Clube Desportivo Embu foi fundado no ano de 1985, na cidade de Embu das Artes, Grande São Paulo. Sua única aparição no futebol profissional aconteceu no ano de 1986, na "inchada" Terceira Divisão daquele ano.

Ao todo, foram 16 jogos naquele ano e na sua trajetória no profissional, totalizando 5 vitórias, 4 empates e 7 derrotas. Seu primeiro jogo foi com um resultado bem negativo: goleada de 7 a 0 para o Paulistano de São Roque, no dia 27 de julho. Sua primeira vitória veio apenas no dia 21 de setembro, 3 a 2 sobre o AA Cotia.

Em uma chave ao lado de Cananéia, Comercial de Registro, Cotia, Embu Guaçu,  Jabaquara, Palestra de São Bernardo, Paulistano de São Roque e Taboão (Grêmio Esportivo Taboão, não confundam com o CA Taboão da Serra), o Embu terminou na 6ª colocação com 14 pontos (Na época as vitórias valiam 2 pontos).

Após isso, o CED não voltou mais ao profissional. A cidade de Embu das Artes só voltou a ter um clube no profissional 21 anos depois, com o Pão de Açúcar Esporte Clube (atual Grêmio Osasco Audax), que ingressou na atual Segunda Divisão daquele ano. No seu primeiro ano, em 2007, o PAEC fez uma boa 1ª fase, mas não manteve o mesmo desempenho na 2ª fase e acabou sendo eliminado. Em compensação, em 2008, o clube fez uma campanha muito boa e se sagrou campeão da Segundona daquele ano. Em 2009, não houve um acerto com a prefeitura e o estádio não foi reformado, fazendo com que o clube se mudasse para a cidade de São Paulo.

Além do profissional, Embu das Artes já sediou a Copa São Paulo de Futebol Junior por três edições: 2007, 2008 e 2009. A primeira foi com o Juventus, em parceria com o PAEC. Já em 2008 e 2009, quem disputou foi o próprio PAEC.

Voltando a falar do CED, após o clube se desfiliar da FPF acabou estabelecendo sua sede dentro da secretaria de esportes da cidade. Abaixo segue algumas fotos:

Academia
Sala de administração
Estante de troféus
Parte da arquibancada do Estádio Hermínio Espósito
Estádio Hermínio Espósito
Com o afastamento do Embu e com a saída do PAEC (Audax) da cidade, o estádio vive do futebol amador. Há um grupo trabalhando para trazer algum clube a cidade de Embu das Artes. Ainda não passa de um boato, que pode vir ganhar força mais para frente.

(Créditos para Lucas Brando pelas imagens e matéria)

0 comentários:

Postar um comentário