sábado, 29 de agosto de 2015

#53 - Que time é esse? - Associação Atlética Santa Ritense

O clube da vez foi fundado no dia 25 de janeiro de 1927, suas cores são vermelho e branco, seu mascote é um Tico-Tico, já esteve presente em 19 participações no Campeonato Paulista, seu melhor desempenho no profissional resultou no acesso para a Série B1 no início do século, apesar de hoje não estar no profissional continua colecionando bons resultados. Hoje é o dia de falar da Associação Atlética Santa Ritense, da cidade de Santa Rita do Passa Quatro/SP (253km de distância da Capital).

História

A Associação Atlética Santa Ritense foi fundada no dia 25 de janeiro de 1927, na cidade de Santa Rita do Passa Quatro, região central do estado de São Paulo.

Apesar de ser um clube beirando seus 90 anos, não possui um grande histórico de participações no profissional. Tanto é que sua primeira aparição foi aos 37 anos, em 1964, para a disputa da Terceira Divisão (atual Segunda Divisão, ou quarta divisão).

A Santa Ritense jogou por dois anos, dando uma pausa em 66, voltando em 1970 para jogar a Segunda Divisão (atual Série A3). Após mais dois anos, o clube se afastou novamente do profissional, retornando em 75, na mesma divisão, onde esteve novamente no ano seguinte. Em 77, jogou a atual Segunda Divisão. Após isso, só retornaria em 1980.

Daí, foram 7 participações seguidas na atual Série A3, sendo a maior sequência de participações no futebol profissional, se estabelecendo até 1986.

Depois disso, A AASR só retornaria em 1999, para a disputa da extinta Série B2. Em 2001, o clube realizou uma boa campanha no campeonato, terminando na 4ª colocação entre 15 participantes, conquistando o acesso para a Série B1 da temporada seguinte.

Em 2003, a Santa Ritense fez uma boa 1ª fase, se classificando para a 2ª fase, mas foi impedida de avançar por conta da capacidade de seu estádio. Sendo assim, o Velo Clube que avançou de fase na época. No ano seguinte, a classificação veio novamente, mas dessa vez o clube disputou a fase seguinte, mas sem conquistar o acesso para a Série A3. Essa ficou marcada a sua última participação no profissional (até 2015, quando foi escrita essa matéria).

Atualidade

Apesar de estar fora do profissional, a AASR segue colecionando bons resultados. Desde 2005, o clube se sagrou campeão do campeonato santarritense quatro vezes (2005, 2009, 2011 e 2013), duas copa missiato (2012 e 2015) e duas supercopas dos campeões (2012 e 2014). O clube também possui uma grande sede social bem frequentado na cidade. Sobre o profissional, não se fala isso no clube, mas pelo fato de ainda estar vivo e possuir uma sede social funcionando bem já ficamos contente. Esperamos ver a Santa Ritense em breve na Segundona.

Não conseguimos achar fotos de elenco posado, mas achamos algumas fotos da sede social da Santa Ritense. Não temos fonte exata, mas encontramos na internet:

Arquibancadas do estádio

Vista para o campo

Entrada da sede social

Piscina, e ao fundo a arquibancada do estádio

Um comentário:

  1. Este seria o time de José Dirceu (PT) ??? Pois ele nasceu na cidade de Santa Rita... Seria ????

    ResponderExcluir