sábado, 26 de setembro de 2015

#57 - Que time é esse? - Associação Atlética Ituveravense

O clube da vez foi fundado no dia 25 de janeiro de 1926, suas cores são vermelho e preto, porém já chegou a usar uniforme branco, é conhecido como o Tigre do Ramal, foi campeão paulista da atual Série A3 em 1966, disputou ao todo 12 vezes o profissional e um dos principais nadadores brasileiros começou sua carreira nele. Hoje é o dia da Associação Atlética Ituveravense, da cidade de Ituverava/SP (413km de distância da Capital).


História

A Associação Atlética Ituveravense foi fundada no dia 25 de janeiro de 1926, na cidade de Ituverava, mesorregião de São José de Ribeirão Preto. O clube sempre esteve voltado para às atividades sociais da cidade, também abrindo as portas para a natação, basquete, vôlei, e principalmente o futebol. Foi por meio da natação que o clube ficou marcado pela formação do nadador Gustavo Borges, ganhador de quatro medalhas olímpicas e 19 pan-americanas.


Veteranos 1994 (Tribuna de Ituverava)
Já no futebol, a AAI ingressou no profissional em 1961, para a disputa da Terceira Divisão. Em 1966 o time se sagrou campeão da Terceira Divisão, sendo seu único título no futebol profissional. Disputou a Segunda Divisão na temporada seguinte, mas em 68 o Ituveravense pediu licença.
AAI 1967 (Tribuna de Ituverava)
O Tigre do Ramal retornou 19 anos depois, em 1986, para a disputa Terceira Divisão. Em 88 novamente se afastou, retornando um ano depois na Quarta Divisão do Paulista. Disputou a divisão por três anos, até 1991 (seletivo). Depois disso, o clube não voltou mais ao profissional.
AAI 1964 (Tribuna de Ituverava)
Atualidade

Hoje o clube segue focado nas atividades sociais e disputa torneios amadores pela região com os garotos da cidade. Sobre o profissional, fica a mesma questão de outros clubes: os altos custos assustam, e o clube segue uma reformulação interna na busca de pagar as dívidas que acumulou no passado. O destaque positivo fica por conta da cidade, que gosta do time e boa parte frequenta a sede social. Um retorno ao profissional iria animar a cidade, mas entendemos que fazer futebol nos dias de hoje é muito complicado.

3 comentários:

  1. BOA TARDE AMIGOS EU TIVE O MAIOR ORGULHO DE TER VESTIDO CAMISA DA QUERIDA ITUVERAVENSE TIGRE DO RAMAL EU NASCI EM JAÚ MA´S MINHA FAMILIA MUDOU PARA ITUVERAVA E HOJE TENHO MEU IRMÃO FRANSERGIO E FAMILIA DELE RESIDEM AI DEIXEI MUITOS AMIGOS NA QUERIDA ITUVERAVA UM ABRAÇO TOMIRES

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. ESTADIO VICTOR VENERANDO DA FONSECA TIGRE DO RAMAL PLANTEL
    TOMIRES POY C HENRIQUE LEONIDIO PIOLIM DODA GURU SALATA JAIRO JORGINHO GATINHO CUIÉ ROBERTO CARLITO WALDOIR CELINHO LUIS CELSO TOCHINHA JUSTINO TITE ZE AUGUSTO CELSO OSNI CASA BRANCA ROBERTINHO BODÃO CELSINHO WAGNINHO BIMBO GIBI NILTINHO CARIOCA MARRA
    ROUPEIROS SR GERONIMO SEU ZÉ MASSAGISTAS GENINHO E SR HOMERO
    MEDICOS E DIRETORES DR CICA DR ECIR DRC ARQUIBALDO TIO MARIO PEDRINHO JOÃOZINHO CAÇULA JAIRO HOMERO ARNALDO SR ANTONIO JOSÉ SR BALTAZAR SR SANDOVAL SR WILSO SR PALHARES SR BENEDITO TRAJANO BORGES ARIOVALDO NE´QUINHA SILVIO DA FARMACIA JOÃO ALUIZIO SR TITO FAMILIA MAEDA ERNANI CACO ERNESTINHO JOÃO WAGNER SR CASSIANO O GELEIA ELIAS FOTOGRAFO BAR DO MACACO D ODETE SR RAUL PAI DO CARIOCA SR JUQUINHA FABIO BOM BIG CAFÉ MOCAMBO MANEZINHO SR DA MAQUINA DE ARROZ ARNALDO ARQUIMEDES LINCOM PRESIDENTE DR COIMBRA CAMPO SEMPRE LOTADO ATÉ EM TREINO PESSOAL DO MORRINHO A TORCIDA TODOS FANATICOS MEU PAI TUNIM MEU AMIGO ATRAZ DO GOL CHUTANDO ALAMBRADO P A BOLA SAIR FORA O EDSOM AMIGO TORCEDOR SOLTAVA OS FOGOS MEU IRMÃO SEM PRE JUNTO TORCENDO MINHA MÃE QUERIDA LUZIA REZANDO SEMPRE P O TIGRE GANHAR SAUDADES DE TODOS

    ResponderExcluir