sábado, 17 de outubro de 2015

#60 - Que time é esse? - Votoraty Futebol Clube

O time de número 60 foi fundado no dia 12 de maio de 2005, suas cores são grená, branco e azul, seu mascote é um Tigre, logo no primeiro ano no profissional conquistou o acesso para a Série A3 do Paulista, se sagrou campeão da Série A3 e Copa Paulista de 2009, enfrentando até mesmo o Grêmio do Rio Grande do Sul na Copa do Brasil. O time acabou se "fundindo" com outro clube, causando seu afastamento no profissional. Hoje falaremos do Votoraty Futebol Clube, da cidade de Votorantim/SP (108km de distância da Capital).

História

Em 2005, um grupo de empresários da empresa Cascadura decide montar um time na cidade de Votorantim, nascia então o Votoraty. Logo no ano de fundação, o clube se filiou à Federação Paulista de Futebol e se inscreveu no Campeonato Paulista Sub-20 da 2ª Divisão. E de primeira, se sagrou campeão do certame, batendo o Campinas FC na final (0x0 na ida e 2x1 na volta).

Sub-20 campeão em 2005 (Jogos Perdidos)

Um ano depois, o Votoraty participou da Segunda Divisão pela primeira vez, e obteve mais um resultado positivo: Conquistou o acesso para a Série A3 do Paulista no ano seguinte. Nos dois anos seguintes, o Tigre fez boas campanhas na 1ª fase da Série A3, mas não conseguiu obter o acesso, sempre ficando no quase na 2ª fase.

Votoraty em 2006 (Jogos Perdidos)

O ano de 2009 começou com indecisões pelos lados do Votoraty: O clube passava por uma crise financeira. Mas logo essa situação foi amenizada com um grupo empresarial que tinha posse do Olé Brasil, que veio ao clube para investir. O clube começou a Série A3 de forma irregular, mas começou a crescer ao longo do torneio até chegar na liderança da 1ª fase. Na 2ª fase, enfim, o Votoraty sacramentou o acesso a Série A2 do Paulista após golear o Osvaldo Cruz por 4 a 1, e ainda por cima foi a final do campeonato, enfrentando o Grêmio Osasco. O Votoraty perdeu o jogo de ida por 1 a 0, mas ganhou na volta por 2 a 0, se tornando campeão.

Ainda em 2009, no 2° semestre, o Votoraty se inscreveu para participar da Copa Paulista de Futebol. No mesmo ritmo da 1ª fase da Série A3, o Votoraty teve seus momentos de altos e baixos, mas conseguiu passar de fase. Na 2ª fase, o clube simplesmente atropelou os demais, vencendo 5 dos 6 jogos. No mata-mata passou pelo São Bernardo FC, Mogi Mirim e ganhou do Paulista na final, perdendo o jogo de ida por 2 a 1 e ganhando na volta por 5 a 1.

Votoraty campeão da Série A3 (Jogos Perdidos)

O ano de 2010 marcou a estreia do Votoraty na Série A2 do Paulista e em torneios nacionais. No Paulista, o Tigre ficou em 9° colocado, ficando perto da vaga a próxima fase do campeonato, enquanto na Copa do Brasil despachou o Treze da Paraíba na 1ª fase, goleando em Votorantim por 4 a 0 e perdendo em Campina Grande por 2 a 1, e enfrentando o Grêmio na fase seguinte, perdendo os dois jogos (1x0 em Votorantim e 2x0 em Porto Alegre).

Votoraty x Grêmio em 2010 (Grêmio 1983)

Em 9 de abril de 2010, foi publicado na imprensa que a sede do Votoraty estaria de mudança para a cidade de Ribeirão Preto, em São Paulo, e que, a partir daquele momento, o Votoraty passaria a se chamar Ribeirão Futebol Clube. A notícia, informava que a transferência se dava pelo fato de que o Votoraty foi comprado no início de 2009 pela holding Manoel Leão S/A, que é sediada em Ribeirão Preto.

Em 18 de junho do mesmo ano, a Lacerda Sports, empresa que administrava o Comercial, clube que amargava a Série A3 do paulistão, fez uma parceria com holding detentora do Votoraty para comprar a vaga pertencente a equipe grená, usando como artificio uma fusão entre as duas equipes.

O artifício para subir uma divisão no futebol paulista fora de campo foi votado no conselho deliberativo do Comercial, onde a proposta foi vencedora, com 42 votos a favor e somente 2 votos contra.

Atualidade

Enfim, uma notícia boa: O Votoraty está retornando ao futebol! A notícia oficial já saiu na página oficial do clube, e muito provavelmente podemos ver o Tigre em campo já ano que vem novamente pela Segundona. E dessa vez, já foi assinado no estatuto que o clube não sai mais da cidade de Votorantim, ou seja, não devemos mais ter capítulos sujos como o de 2010. Agora nos resta torcer para que ano que vem saia oficialmente o nome do Votoraty entre os participantes da Segunda Divisão.

Novo escudo do Votoraty

0 comentários:

Postar um comentário