sábado, 7 de novembro de 2015

#62 - Que time é esse? - Guararapes Esporte Clube

O time de hoje foi fundado no dia 02 de dezembro de 1964, suas cores são amarelo e azul, seu mascote é um lobo-guará, disputou ao todo 15 vezes o futebol profissional, sendo maior parte das vezes na atual Série A3, onde esteve durante toda a década de 80 e começo dos anos 90, fazendo bons jogos alternativos contra Batatais, Riolândia, Tupã, Paraguaçuense e outros, e hoje sua história é relembrada pelos mais antigos. Hoje vamos falar do Guararapes Esporte Clube, da cidade de Guararapes/SP (545km de distância da Capital).

História

Até a década de 1950, havia um grande clássico na cidade de Guararapes, protagonizado pela rivalidade entre as equipes do Star Futebol Clube e da Associação Atlética Brasil.

Depois de anos de confrontos memoráveis, decidiu-se pela fusão de ambas e surgiu o Guararapes Esporte Clube, em 1960. Na época, o GEC era um clube alvinegro, bem diferente do que conhecemos hoje. Mas, infelizmente, esta equipe desapareceu. Em 1962, desportistas da cidade se reúnem para fundar o Grêmio 8 de Dezembro, homenagem à data de emancipação do município. A idéia era fazer uma equipe que fosse um símbolo guararapense e que, inclusive, usasse como escudo o brasão da prefeitura.



Guararapes de 1986
A equipe gremista disputa a Quarta Divisão (atual Série B) nos anos de 1963 e 1964, juntamente com outra, a Sociedade Esportiva Palmeiras, fundada em 1956. O que a cidade de Guararapes não contava é que nenhum dos dois clubes que a representava vingou nos campeonatos organizados pela Federação Paulista de Futebol.

Guararapes de 1989
Ambas desapareceriam logo a seguir. A teoria de que dois times de uma mesma cidade se fortaleceriam com a rivalidade, desta vez não deu certo, a cidade de Guararapes não comportou dois clubes, até porque não teve condições para manter nenhuma das duas equipes a longo tempo, e assim, logo após a dissolução do "Grêmio", os organizadores do futebol guararapense voltam a se reunir e tentam mais uma vez, mas agora foi apenas um clube. Inspirados no antigo homônimo, fundam o novo e conhecido Guararapes Esporte Clube.

Guararapes de 1999
No ano seguinte de sua reativação, o Lobo Guará estreou no profissional na quarta divisão, jogando nela por dois anos, mas logo voltou a ficar licenciado. Seu retorno foi em 1981, na atual Série A3 do Paulista, divisão onde o GEC esteve disputando por 11 anos ininterruptamente, até 1992. Depois disso, o clube deu mais uma pausa em seu departamento profissional, retornando em 1999 para disputar a Série B2 do Paulista. O clube jogou ela por dois anos. Após isso, nunca mais voltou ao profissional.


Súmula de 1992, Terceira Divisão, GEC 4 x 2 USAC e Linense 0 x 2 São Caetano
Atualidade

Infelizmente, o Guararapes não existe mais. Seu CNPJ foi baixado e não tem nenhuma chance de retorno ao profissional, a não ser que seja fundado um novo clube na cidade. Mas não vimos nenhuma especulação de possível time novo, portanto deve demorar e muito para vermos um novo clube na cidade de Guararapes. Ao menos, o clube ainda é lembrado pelos moradores antigos. No facebook, possui uma página onde postaram fotos, súmulas e outras curiosidades do GEC. Todas as fotos da matéria foram retiradas de lá. Para acessar a página só clicar aqui.

Um comentário:

  1. O jogador Rubiacea foi um dos melhores que jogou - Volta Guararapes.
    Ja vi ele jogando contra são caetano do sul com Serginho Chulapa.
    Empresários vamos investir no Futebol nosso ai tem muitos moleques bom de bola. Eu. Pedro Vieira

    ResponderExcluir