sábado, 14 de novembro de 2015

#63 - Que time é esse? - Esporte Clube Corinthians

O time de hoje foi fundado no dia 08 de fevereiro de 1945, suas cores, escudo e nome são uma homenagem a um time grande da Capital, foi um dos times que mais disputou a Segunda Divisão (atual Série A2), com 40 participações ao todo, disputando a Primeira Divisão apenas uma vez em sua história, e já fez vários jogos bons contra Tupã, VOCEM, Ferroviária e seu maior rival Prudentina. Hoje falaremos do Esporte Clube Corinthians, da cidade de Presidente Prudente/SP (558km de distância da Capital).


História

O Corinthians foi fundado em 08 de fevereiro de 1945, por um grupo de torcedores de Presidente Prudente que buscavam um time para disputar o campeonato de futebol juvenil da cidade. Os jovens prudentinos decidiram então por uma homenagem, e batizaram sua nova equipe com o nome da agremiação paulistana. Como Corinthians, disputaram não apenas o juvenil daquele mesmo ano, mas também o Campeonato Regional amador.

Em 1948, o Corinthians solicitou sua inscrição à segunda divisão do Campeonato Paulista junto à Federação Paulista de Futebol, que havia reativado o módulo dois anos antes.

Corintinha de 1948

Em 59, o time venceria as duas fases da divisão e conquistaria a única vaga disponível para o acesso ao Campeonato Paulista de 1960. Depois de dois jogos de uma melhor-de-três, o título da divisão foi decidido apenas com uma vitória por 4 a 1 sobre o Bragantino em Presidente Prudente.

O Corinthians estreou na primeira divisão do Paulistão em 12 de junho de 1960, em casa, justamente contra seu xará paulistano. Foi derrotado por 2 a 0. No entanto, o time deu mostras de que poderia até superar o tropeço inicial, vencendo Portuguesa Santista (3 a 0) e Portuguesa (5 a 2) logo em seguida.

Sem uma sequência boa na competição, a equipe não conseguiu escapar do rebaixamento. Foram dez vitórias e três empates em 34 jogos. O Corinthians de Presidente Prudente era rebaixado com a 17ª colocação, à frente apenas da Ponte Preta. O time de Campinas, assim como o América de São José do Rio Preto, era igualmente rebaixado. Era o fim da única participação do Corintinha na elite do futebol paulista.

Corintinha de 1960

Em 61, o time perdeu a vaga à elite exatamente para a Prudentina, que venceu sua série com um ponto de vantagem sobre o time alvinegro e levou a melhor na disputa pelo acesso contra a Ponte Preta.

Com isso, o Corinthians entrou em uma decadência no futebol, que culminou com sua permanência na Segunda Divisão por um bom tempo. A má fase do time, e a tentativa de conquistar a simpatia dos torcedores de Palmeiras, São Paulo e Santos em Presidente Prudente fez com que o Corinthians prudentino mudasse de nome em 1973. Surge então o Presidente Prudente Esporte Clube, que buscava unificar as torcidas da cidade.

Corintinha de 1968
O ano de 1975 marcaria a retomada do Corintinha ao futebol paulista. Porém, como não existia a Lei do Acesso no estadual, o time prudentino passou a viver os piores momentos de sua história até então em divisões intermediárias. Tanto que, em 76, a equipe quase fechou as portas novamente por falta de dinheiro.

Mas o ápice de sua crise ocorreu nos anos 90. Rebaixado para a Série A-3, o time até que respirou, subindo em 1996 de volta para a A-2. Naquele ano, o time realizou uma campanha memorável, garantindo dez vitórias e quatro empates em 15 jogos pela primeira fase. Ao final do torneio, o time foi promovido ao lado de Matonense e Francana.

Instável, porém, o Corinthinha voltou a ser rebaixado em 1999, e ainda foi lanterna da Série A-3 em 2000. Endividado, sem patrimônio e já sem o apoio da torcida da cidade, o time ainda chegou a se inscrever para a extinta série B-1 de 2001, mas não foi aceito pelas dívidas com a FPF. Assim, ao fim do mandato do presidente Antônio Carlos Colnago, a equipe fechava suas portas.

Atualidade

Até onde muitos sabem, o Corintinha está extinto do futebol. Mas recentemente, surgiram notícias que o clube esteja apoiando a ideia da criação da Liga Paulista, um torneio semi-profissional para times licenciados disputarem. Pode ser que role a chance de ver o clube voltando a jogar alguma competição. Fica a expectativa para que realmente isso se cumpra.

0 comentários:

Postar um comentário